Eu me sinto sozinho: 10 dicas para superar a solidão

A solidão talvez apareça, porque você teve uma decepção no amor, perdeu um ente querido ou sofreu uma grande decepção. Você pode ter ficado sem um amor por um tempo, foi rejeitado ou pode se sentir assim mesmo tendo uma família numerosa.

A questão é que um sentimento de tristeza difícil de explicar invade você. Você se sente desconectado do mundo, como se tudo o que motivasse as pessoas fosse estranho para você e ninguém importasse.

dicas para superar a solidão
Imagem/Pixabay

A dor impede que você veja além desse momento de sofrimento. Você gostaria de compartilhar a tristeza com alguém que possa entender você, mas não há ninguém.

Se você já se sentiu perdido, abandonado ou sem alguém que te ame, com certeza sabe do que se trata.

Eu sinto apenas a solidão


Em alguns casos, por uma causa específica, mas em outros, simplesmente é se sentir fora do lugar, sem que ninguém possa entender seus pensamentos.

Se você pensar sobre isso, percebe que é paradoxal. Não importa quantos amigos você tenha no Facebook. Hoje estamos mais conectados do que nunca, mas ao mesmo tempo mais isolados do que em qualquer outro momento.

Veja também: Conheça os segredos de quem emagrece e se mantém em forma

É perfeitamente possível ter 1.000 amigos no Facebook, 700 seguidores no Twitter e nenhuma pessoa para ligar para tomar uma bebida à noite, mas há esperança...

Dizem que a melhor maneira de derrotar um inimigo é conhecê-lo, então comece pelas melhores ferramentas psicológicas para romper essa corrente e viver uma vida mais livre.

O que é solidão?


Vamos começar com uma definição simples:

Solidão é a circunstância de ficar sem companhia em algum lugar por certo período de tempo, seja por opção ou por circunstâncias externas. No entanto, o sentimento de solidão é algo completamente diferente.

Não está relacionado à empresa ou ao número de amigos, à vida que você tem em um relacionamento ou em família, mas como você se sente sobre tudo isso. Quando a solidão é prolongada, as emoções negativas podem se tornar muito intensas.

Veja também: Dicas para continuar saudável mesmo ficando mais velho


Por que o medo da solidão deprime tanto?


Nascemos sozinhos e vamos morrer sozinhos. Então, por que a solidão nos deprime tanto? Não devemos ficar à vontade simplesmente com nós mesmos? Isso não seria maravilhoso? A resposta para essa pergunta está em nossa evolução como espécie humana.

Estamos programados para entrar em contato. Todos os animais sociais sabem que permanecer isolado reduz drasticamente as chances de sobrevivência e reprodução e, portanto, evitam a solidão.

Sentir-se sozinho é como um alarme desatualizado. O corpo avisa que se afastar da sociedade, das pessoas que amam você, põe em risco a sobrevivência e, embora hoje você não corra mais o risco de morrer devorado por um tigre, não pode fazer nada para evitar esse sentimento.

Diante dessa situação, a mente começa a se preparar para o pior, identificando qualquer sinal ao seu redor como uma possível ameaça.

Quando o corpo começa a viver constante tensão causada por um suposto perigo, uma espada de dois gumes é criada. Porque, longe de motivar você a sair, explorar e conhecer novas pessoas, o medo causa um efeito contrário.

Veja também: 11 exercícios para o cerébro: escolha um para melhorar sua inteligência


Círculo da solidão


Como se tudo isso não bastasse, nossa educação também reforçou essas crenças irracionais, por exemplo, assumindo que em certa idade já devemos ter casado ou formado uma família. Caso contrário, parecemos esquisitos, e isso ainda acrescenta mais pressão.

Esse círculo vicioso está apenas na sua cabeça. É um vestígio pré-histórico que não tem sentido hoje. Quanto mais cedo você souber disso, mais cedo poderá parar de viver a solidão como se fosse depressão.

A verdadeira relação entre solidão e felicidade


Você se lembra de quantos amigos você teve quando criança? Durante a adolescência, as relações sociais ocupam o primeiro lugar em nossa escala de valores, mas, quando nos tornamos adultos, questões como a carreira ou o cuidado dos filhos os levam para segundo plano.


Amigos próximos e distantes


As redes sociais, não funcionam. Milhares de anos de evolução nos programaram para relacionamentos face a face, não para interagir através de mensagens de texto.

É por isso que as pessoas que passam mais de duas horas por dia nas redes sociais têm duas vezes mais chances de se sentirem sozinhas. Sem mencionar que ser espectador da vida aparentemente feliz de outras pessoas nos faz sentir ainda mais infelizes.

Você não está realmente tão sozinho quanto pensa


Sim, mesmo se continuarmos pendurando fotos sorridentes na parede do Facebook, todos já nos sentimos sozinhos em algum momento de nossas vidas. Existem até vários especialistas que alertam que a próxima epidemia global é a solidão.

As pessoas se sentem sozinhas. Mesmo que você sinta que todas as estrelas do universo se conjuraram contra você e que nunca encontrará alguém que a ame ou a entenda, ninguém escapa de se sentir sozinho.

Veja também: Use o computador com as mãos livres - Descubra as tecnologias para isso


Sentir-se sozinho não é o mesmo que estar sozinho


Na realidade, a solidão pode ser boa. Foi demonstrado que, nesse estado, o cérebro recupera a atenção, a motivação, a criatividade e a produtividade.

No entanto, sentir-se sozinho é outra história. No longo prazo, afeta a saúde mental, causa depressão e apresenta um risco maior de mortalidade que a obesidade. Então, qual é a diferença entre ficar sozinho e se sentir sozinho e deprimido?

A primeira resposta está nas expectativas. Na distância entre os relacionamentos sociais reais e os que você gostaria de ter. Se você gostaria de compartilhar os pensamentos com alguém, mas não tem ninguém com quem fazer isso, você se sentirá sozinho.

A segunda resposta é como você se sente sobre o que sente. Em outras palavras, o mais importante é não se sentir sozinho, mas como você se sente ao se sentir sozinho.

Veja também: Dicas para continuar saudável mesmo ficando mais velho

Pode ser difícil entender, mas se você interpreta a solidão como algo terrível, provavelmente fica deprimido. Caso, ao invés disso, você veja a solidão como uma oportunidade para refletir e se conhecer melhor, provavelmente não afetará você tanto.

Você não pode deixar de se sentir sozinho, principalmente se os relacionamentos sociais não são como gostaria fossem. Mas se você passar o dia dizendo a si mesmo que isso é algo terrível e que toda a vida será horrível, você entrará em tristeza e depressão, sem conseguir sair desse círculo vicioso.

Felizmente, todas essas emoções negativas são causadas por pensamentos. Isso é uma ótima notícia, porque significa que você tem o poder de alterá-las.

5 sinais de que você tem medo de ficar sozinho


O medo da solidão é tão forte que nos faz sentir que somos incapazes de cuidar de nós mesmos neste mundo. Que precisamos ter alguém ao nosso lado para avançar.

Logicamente, isso não é verdade, mas a falta de autoconfiança e o medo de ficar sozinho é o que acorrenta muitas pessoas em relacionamentos tóxicos, quando o parceiro faz muito mais mal do que bem.

Então, se é possível enganar a si mesmo por medo, que sinais podem indicar que você se sente sozinho no fundo do seu coração? A ciência detectou vários, e alguns são surpreendentes.

1. Às vezes você compra compulsivamente


Você sabe por que deseja tanto o novo iPhone ou gasta dinheiro com roupas que não usa? Em um estudo realizado com mais de 2.500 voluntários, verificou-se que pessoas que se sentem sozinhas tentam preencher o vazio acumulando bens materiais.

Embora as compras possam melhorar temporariamente o humor, esse sentimento é passageiro. Vários estudos mostraram que comprar coisas não melhora a felicidade no médio prazo, é melhor gastar dinheiro em experiências.


2. Você fica viciado em séries


Viciado em Game of Thrones? Bem, foi demonstrado que existe uma correlação entre o sentimento de solidão e a tendência a abusar de séries de televisão.

Se você gosta de sessões de maratona assistindo séries, tenha cuidado. Talvez você esteja usando isso como uma distração para não enfrentar os sentimentos reais.

3. Você prefere gastar calor


Acontece que associamos o calor das relações sociais ao calor físico. Literalmente, um estudo descobriu que pessoas que se sentem sozinhas tendem a tomar banhos mais longos e quentes, isso ajuda a se sentir melhor.

Aparentemente, não nos sentimos mais isolados quando não sentimos frio. A razão provavelmente tem algo a ver com o calor que nossas primeiras experiências sociais nos transmitiram, como os abraços de nossos pais ou amigos.

Veja também: O poder da mente: 11 truques para reprogramar seu cérebro


4. Seus amigos também fazem você se sentir sozinhos


Você sabia que seus amigos também podem espalhar a solidão? Sentir-se sozinho é contagioso, principalmente entre as mulheres. De fato, é 52% mais provável que uma mulher se sinta sozinha se um membro da família ou amigo próximo também se sentir assim ou quando se afastam de dela.

5. Você fica mais irritável que o normal


Você anda nervoso ultimamente? Você não suporta ficar preso em engarrafamentos ou a aversão a algumas pessoas te irrita? Se este for o caso, pode não ser uma questão de um mau momento, mas talvez seja sentimento de solidão.

Sentir-se sozinho coloca você em modo de alerta contra novas ameaças. É por isso que certos comportamentos causam tanto estresse.

Veja também: Aumente sua inteligência em apenas 20 dias


10 dicas para espantar a solidão


Se você se sentir muito sozinho regularmente, pare de ter pena de si mesmo e comece a tomar uma atitude a respeito desse assunto logo. Para superar a solidão, definitivamente evite procurar conforto no lugar errado.

Ao invés disso, você deve aprender a mudar as perspectivas, melhorar as habilidades sociais e expandir o círculo social. Caso contrário, você estará deixando a porta aberta para que a solidão volte novamente.

Abaixo, você encontrará 10 estratégias psicológicas que ajudarão você a aceitar a solidão, melhorar o humor e se conectar com as pessoas.

1. Identifique a causa de os sentimentos


Você não tomaria um medicamento antes de saber qual é a doença? O primeiro erro da maioria das pessoas que se sentem sozinhas é procurar a solução antes de encontrar o problema.

Pense no que significa para você se sentir sozinho e tente descobrir a causa, mas tenha cuidado. O motivo não pode ser "me sinto sozinho, porque não tenho parceiro”, por exemplo. Nesse caso, a questão é por que não ter um parceiro faz você se sentir sozinho.

Talvez seja, porque você pensa que na sua idade, já deveria se casar e isso faz com que você se sinta malsucedido ou porque você se valoriza pouco e pensa que ninguém jamais pode amar você. Para encontrar a origem, basta fazer a si mesmo a pergunta. Por que:

"Por que você se sente sozinho?"

"Porque eu não tenho amigos em quem me apoiar."

"Por que não ter amigos para se apoiar faz você se sentir sozinho?"

É difícil ser honesto consigo mesmo, mas ser sincero e esclarecer o motivo é essencial para encontrar uma direção.

Veja também: Como ter mais dinheiro sem “se matar” trabalhando


2. Aceite os sentimentos e não lute contra eles


Quando você tiver certeza da origem do sentimento de solidão, é hora de se reconciliar com ela. Você se sente sozinho e deprimido ao interpretar pensamentos como "não tenho amigos”, "não posso ser sincero com meu marido" ou "não me importo com ninguém" como algo horrível.

Nessa circunstância, a solução não é julgar ou combater esses pensamentos quando invadirem sua mente. Quanto mais você resiste a um pensamento, mais forte ele se torna.

Quanto mais espaço você oferecer aos os pensamentos negativos, mais rapidamente eles se vão, porque você vai parar de interpretar como uma ameaça contra a qual precisa lutar.

Apenas aceite e reconheça como você se sente: "Pensar que não tenho um parceiro me faz sentir sozinho.".

Veja também: Como aumentar o limite do cartão de crédito


3. Diga a alguém como você se sente


A próxima maneira de aliviar a solidão é contar a alguém como você se sente. Não nos fóruns da Internet, mas cara a cara.

Pense em um amigo que lhe deu apoio no passado ou simplesmente se sente à vontade com ele e ligue para ele. Pode ser difícil de fazer quando você não fala com a pessoa há um tempo, mas faça.

Talvez você pense que ele vai rir, sentir pena de você ou não dar importância, mas não será assim. Provavelmente, ele simpatizará com você, porque todos se sentem sozinhos e sempre perdidos. Ser honesto com alguém e mostrar os verdadeiros sentimentos unirá mais.

Veja também: 135 frases motivacionais para focar no sucesso

4. Medite por 15 minutos por dia


Um estudo descobriu que a meditação pode reduzir os efeitos prejudiciais da solidão. Especificamente, meditar 15 minutos por dia durante 8 semanas reduziu os pensamentos negativos associados à solidão em 18% dos participantes.

Aprender a meditar não é difícil. Você não precisa ler nenhum livro ou se inscrever em cursos. Você apenas precisa treinar a mente para se concentrar no presente sem vagar entre o passado e o futuro.

Apenas fique à vontade, feche os olhos e concentre-se na respiração. Se você começar a pensar em outra coisa, volte à atenção para a respiração, sem questionar se você fez isso certo ou errado.

Não há falha com a meditação, apenas pratique e a mente começará a criar um novo relacionamento com a solidão. Um relacionamento que permitirá observar você mesmo sem medo, de maneira pacífica e calma.

Veja também: Comprar máquina de lavar roupa: encontre uma lavadora boa e barata


5. Busque aumentar a autoestima


Quando você se sente sozinho ou deprimido, é porque tem baixa autoestima. Nesse caso, o que você deve fazer é tentar aumentar. Acreditamos que não somos capazes de fazer nada se nem sempre tudo estiver perfeito e é por isso que não fazemos nada.

6. Faça 30 minutos de exercício


Mente e corpo andam juntos. O que acontece com um tem consequências no outro e vice-versa. A solidão também tem efeitos negativos na saúde física. Apenas 30 minutos de exercício durante três dias por semana é suficientes para mudar esse estado e você começar a se recuperar.

Não menospreze a importância do esporte sobre o humor. O exercício desencadeia os pensamentos positivos, gerando endorfinas (conhecidas como hormônios de bem-estar), aumenta a taxa metabólica e ajuda você a se sentir mais confortável com a própria imagem.

Se você não pratica esporte, esqueça as outras nove dicas e comece aqui. O exercício pode não eliminar a causa da solidão, mas aliviar os sintomas.

Veja também: 10 dicas para um dinheiro extra em casa


7. Conecte-se com pessoas


Conectar-se com outras pessoas ensina que você não está sozinho no universo. Isso conecta você com este mundo e faz você se sentir parte dele, com os mesmos problemas e ilusões.

O que acontece quando você não tem amigos por perto? Como você pode conhecer novas pessoas?

Experimente sites onde são anunciados eventos e hangouts (existem para ciclismo ou comentários de livros, por exemplo) e onde muitas pessoas costumam ir sozinhas.

Não é fácil ir sozinho a um evento. A solidão pode aumentar a ansiedade em situações sociais, por isso recomenda-se uma estratégia psicológica que geralmente funciona bem: considere a situação como um jogo, colocando-se no lugar de outra pessoa.

Por exemplo, você pode imaginar que é um profissional de relações públicas. Como você faria para saber se as pessoas do evento estão se divertindo?

Veja também: Separação ou casal em crise: Dicas de terapeutas para diferenciar

8. Faça algo pelos outros


Você sabia que quando você doa um pequeno valor para uma instituição de caridade, a mesma região do cérebro é ativada como quando você come chocolate ou faz sexo?

Dar fará com que você se sinta melhor. Em um estudo americano que surpreenderia muitos economistas, os participantes foram divididos aleatoriamente em 4 grupos.

O primeiro recebeu 5 dólares para cada um comprar algo para eles. O segundo recebeu 20 dólares para fazer o mesmo. No terceiro, eles tiveram que gastar os 5 dólares para comprar algo para outra pessoa e, no último, o mesmo com 20.

Aqueles que gastaram 5 e 20 dólares com outros acabaram se sentindo muito mais felizes e satisfeitos do que aqueles que gastaram o dinheiro sozinhos. O mais surpreendente é que aqueles que deram 20 dólares não se sentiram melhor do que os 5.

Veja também: Porque a dependência do álcool e das drogas é considerada uma doença?

Em outras palavras, não é uma questão de quanto dar, mas simplesmente doar. Uma das melhores maneiras de aliviar a solidão e parar de pensar nisso é fazer algo pelos outros.

Ingressar em uma ONG ou passar dois dias por mês na companhia de idosos torna muito difícil você se sentir sozinho. Quando você está ajudando necessitados, isto também te recompensam com imensa gratidão.

9. Viaje sozinho para não se sentir sozinho


Quanto mais você viaja, mais acompanhado estará. É um paradoxo, mas é assim. Muitas pessoas não se atrevem a viajar sozinhas por vários medos, principalmente o de não conseguir suportar a solidão. Mas a realidade é que elas ficarão sozinhas por um tempo muito curto.

Viajar em companhia pode ser muito mais solitário do que viajar por conta própria. Obriga você a interagir constantemente com os colegas, para que não pareça que você está negligenciando. Nesses casos, é muito frequente retornar de uma viagem sem ter conhecido ninguém.

Quando você viaja sozinho, as pessoas ficam mais predispostas a falar com você. Você deixa de ser um grupo fechado, com as próprias regras e se torna um viajante curioso. Sem perceber, você começará a conhecer pessoas com histórias incríveis, e isso conectará você novamente ao mundo.

Se você ficar em albergues, encontrará muitas pessoas (jovens e velhas) na mesma situação e em questão de minutos você já estará fazendo novos amigos.

Veja também: 7 falhas no seu estilo de roupa que dão impressões erradas sobre você

10. Adote um cachorro


Se você se sente triste e deprimido ultimamente, pode pensar que agora não pode suportar mais responsabilidades na sua vida. Você só precisa ter um cachorro!

Ter que andar com eles três vezes por dia parece escravidão excessiva. No entanto, tem vantagens que:

Obriga você a se mover: Ter um cachorro significa seguir uma rotina. Você não pode mais ficar deprimido na cama até às 12 da manhã. Você tem que se levantar para alimentá-lo.

Um cão irá adicionar rotina à sua vida e nos piores momentos, esse pode ser o primeiro passo para a recuperação.

Ajuda você a conhecer pessoas: Os donos de cães iniciam muito mais conversas entre si, portanto, aproveite para conhecer pessoas quando você sair para passear com o animal de estimação.

A razão é que ter algo em comum com outras pessoas nos liga mais a elas e nos predispõe a interagir socialmente.

Um cãozinho eleva o espírito: Como se tudo isso não bastasse, simplesmente acariciar o cão por 20 minutos é suficiente para aumentar os níveis de serotonina em 10%, conhecido como hormônio da felicidade.

Animal de estimação traz felicidade: Se você se sentir sozinho, ter um cachorro não apenas impedirá que você fique só em casa, como também abrirá as portas para conhecer mais pessoas e ver as coisas de maneira mais otimista. Se você também adotá-lo, estará salvando uma vida.

Veja também: Qual o melhor cartão de milhas?


Conclusão: aprenda a ficar sozinho


Mesmo as pessoas que você considera mais sociáveis ​​ou extrovertidas passaram pela solidão. Em algum momento ou outro, todos sentimos (ou sentiremos) incompreendidos, perdidos e ignorados.

Não rejeite a solidão. Você não precisa ser permanentemente feliz, ou se comportar como uma pessoa corajosa ou ser quem sempre conforta os outros. Você também tem o direito de se sentir triste de vez em quando, porque essa reflexão ajudará você a recuperar o ímpeto.

No entanto, não deixe esse sentimento ficar por muito tempo. Caso contrário, a depressão pode começar a aparecer.

Para conseguir isso, aprenda a lutar sem resistir. Sentir-se sozinho é um sentimento, e não existe um sentimento que dure para sempre.

Depois de aprender a viver pacificamente com a solidão, coloque a primeira pedra para não precisar voltar. Saia, exercite-se, crie rotinas e conecte-se com novas pessoas.

E aí, qual sua opinião sobre o que foi dito? Acha que este post pode ajudar alguém? Compartilhe e se inscreva.