![]() |
Pixabay/Reprodução |
O que dizem as pesquisas em torno do envelhecimento?
Todos nós ficamos velhos, mas não precisamos acelerar o processo... Principalmente, agora que parece que talvez se tenha que trabalhar até os 80 anos, o melhor que se pode fazer é ficar tão saudável quanto possível.
Em todo o mundo, os cientistas estão investigando como prolongar a vida e, até agora, existem três soluções possíveis:
- Antioxidação: os famosos radicais livres atacam as células e fazem com que elas morram antes do tempo. Menos oxidação, seria mais anos de vida, mesmo que apenas 15% a mais.
- Engenharia genética: nossas células estão programadas para morrer. Se for possível desativar essas instruções no DNA, poderíamos viver para sempre. Não é uma fantasia, ela existe na natureza. As células cancerosas não têm essas instruções e são imortais.
- Transhumanismo: ao invés de consertar o corpo, pode se esquecer essa ideia. Há quem esteja estudando como transferir nossa consciência para um computador onde se poderia viver para sempre em uma perfeita simulação de existência. Eles calculam que em cerca de 100 anos será possível!
A menos que você tenha muito dinheiro e os recursos do James Bond, a única dessas formas que está em suas mãos é a primeira: não enferrujar. O principal agente de oxidação é o estresse oxidativo. Sim, o estresse de novo...
Como lutar contra o envelhecimento?
No momento, não podemos parar o envelhecimento, mas podemos atrasar. Metade da receita é exercício. A outra metade, a alimentação saudável. Você precisa se seguir estas recomendações:
Não engordar
O excesso de peso é a causa direta de muitas doenças na velhice e, claro, de morte prematura. Não se trata de fazer dietas de pão e água, mas de manter o mesmo peso e sua forma corporal. Ter um estilo de vida saudável não deve ser uma fonte de frustração, mas uma forma que cause bem-estar em você!
Adeus! Açúcar
Comer açúcar é como colocar gasolina no fogo. O açúcar é convertido diretamente em gordura no corpo e a dificuldade de produção da proteína que evita flacidez, o colágeno. Sim, o açúcar está em toda parte, da mesma maneira que as farinhas e a maioria dos alimentos brancos, o segredo é reduzir ao máximo.
Veja também:
Aumente sua inteligência em apenas 20 dias
A neurociência diz como programar seu cérebro para ter sucesso
Conheça os segredos de quem emagrece e se mantém em forma
Coma mais plantas verdes
Quando você elimina o açúcar da sua dieta, você precisa obter calorias de outro lugar. Aproveite tudo o que é verde como os vegetais.
Gordura saudável – uma nova amiga
Nenhum ser normal pode eliminar completamente o açúcar e os alimentos "brancos" da alimentação. Quem troca essas calorias por gordura saudável como frutos secos, peixes, abacates, azeite e carne vermelha de animais criados com capim, no entanto, percebem que a saúde melhora.
Todos os especialistas em nutrição concordam que as falhas e os excessos de alimentos modernos são responsáveis por quase 80% das doenças! Os culpados? Processos industriais, refinação, preservação, coloração, fertilizantes químicos em altas doses...
Mexa o esqueleto todos os dias
Apenas 30 minutos de caminhada podem fazer milagres. Se você não gosta de ir à academia, faça exercício em casa ou no parque. Sem exercícios regulares, os músculos travam, a circulação de sangue diminui, as articulações e os tecidos “estragam”. Corra, jogue tênis, chute uma bola, suba escadas ou dance tango. Seu corpo não foi feito para ficar sentado!
Durma
Em um experimento com estudantes de 20 anos, após duas semanas sem dormir, os níveis de hormônio eram os mesmos que de pessoas de anos 60. Seu corpo desgasta todos os dias e se reconstrói durante a noite.
O estresse abusa demais do seu corpo e ainda por acima não deixa você dormir, evitando a regeneração. É uma combinação perfeita para levar você mais cedo para o túmulo.
Veja também:
Para que serve o número de PI?
27 truques psicológicos para manipular a mente e as emoções das pessoas Crise de casal ou fim do relacionamento: Dicas de terapeutas para diferenciar
A eternidade é dos sóbrios
Há estudos que relacionam o consumo moderado de vinho com uma vida mais longa. Isso não significa que uma coisa leve a outra, pois não beber nada também não parece interferir.