Podemos sofrer queimaduras de vários tipos no dia a dia. Seja por colocar a mão no lugar errado numa frigideira quente, ou com uma xícara de café fervendo que cai no braço, ou por muita exposição ao sol, ou quando simplesmente, fazemos uma tatuagem.
Felizmente, não sendo grave, em casa mesmo você pode fazer o tratamento adequado com remédios caseiros para queimadura e sem ter que ir ao hospital na maioria dos casos. Confira as dicas.
![]() |
Remédio caseiro para queimadura.Foto:Pexels |
Existem 4 graus de queimaduras, você sabe quais são?
Numa descrição rápida as queimaduras são de:
Primeiro grau: afeta apenas a parte superior da pele (epiderme). Nesse caso, sua pele ficará vermelha, dolorida e inflamada.
Segundo grau: afetam as camadas mais profundas da pele (derme). Você sabe que a sua queimadura é desse tipo quando a área machucada está vermelha, dolorida, inflamada e com bolhas.
Terceiro grau: é mais profunda que a de terceiro grau. A pele parece esbranquiçada, retorcida, escura e você pode não sentir dor (caso os nervos da região tenham queimado, não transmitiram a sensação de dor).
Quarto grau: nesta situação a queimadura penetra o corpo, atingindo o músculo, a gordura subcutânea e ainda mais profundamente.
Evidentemente, terceiro e quarto precisam atendimento médico de urgência. Nas outras circunstâncias, leve em consideração as recomendações do próximo tópico.
Veja também: Hospital particular com preços acessíveis pelo UOL Med
Quando posso usar um remédio caseiro para queimadura?
Existem circunstâncias em que uma queimadura precisa de tratamentos com curativos específicos, uso de medicação oral, acompanhamento médico, etc. Como regra geral, você precisa consultar um médico nestas situações:
- Quando a queimadura é grande ou de segundo grau com bolha de diâmetro superior a aproximadamente 5 cm (maior que um largura dedo mais ou menos).
- Queimadura de qualquer tamanho de cor branca ou que tenham deixado a pele queimada (retorcida e/ou com pontos pretos).
- Queimaduras no rosto ou em locais de difícil cicatrização, como mãos, pés, virilha ou qualquer articulação importante.
- A área queimada que não causa dor.
- Queimaduras com produtos químicas ou elétricas.
- Crianças pequenas, 5 anos ou menos.
- Pessoas com mais de 60 anos.
- Pessoa que tem diabetes, sistema imunológico frágil (pega doença com facilidade) ou tomam vários medicados.
- Mulheres grávidas.
- Queimaduras que não cicatrizam depois de duas semanas.
- Queimaduras que passam a doer mais do o normal, cheiram mal ou começam a liberar líquido.
Nos casos citados acima, lembre-se que quanto mais cedo você começar o tratamento certo para uma queimadura, mais fácil será para ela sarar bem, sem dor e deixando poucas marcas.
Pode ser interessante: 10 exames caseiros para ver como anda a sua saúde
Remédio caseiro para queimadura
Existe um remédio caseiro para queimadura em cada fase do processo de cura. Se bem feito sua pele se regenera rápido.
Água fria e fresca – alivia a dor e retira componente indesejados
No momento em que queima o melhor remédio caseiro para queimadura que você pode aplicar é água fria.
O motivo é que ela permite reduzir a dor e a inflamação da pele e, no caso de produtos químicos, remove a substância e interrompe o processo de queimadura química.
Só não se empolgue. Evite colocar gelo e água gelada para “intensificar o resultado”, pois isto pode piorar a situação, afinal gelo também queima pele.
Água apenas fria é o suficiente. Depois de aliviar a dor e para acelerar a cura água fria e sabão é um incrível remédio caseiro para queimadura.
Saiba também: Como funciona a mente de um dependente químico
Pano úmido – diminui a dor e ajuda recuperação
Um pano limpo e úmido colocado sobre a área queimada ajuda a aliviar a dor e o inchaço. Você pode aplicar o pano em intervalos de 5 a 15 minutos.
Além de remédio caseiro para queimadura, veja também: 21 hábitos milionários para seguir e criar sua fortuna
Não estourar as bolhas – evita infecção e auxilia recuperação
No caso de segundo grau, se a pele tiver bolhas, não quebre, não fure e não pressione. A bolha é um “remédio caseiro para queimadura” que seu corpo cria para gerar um ambiente úmido e proteger a pele queimada enquanto ela se recupera.
A bolha facilita a reparação da área lesionada e evita infecções. Se por acidente ela estourar, desinfete a região lavando com água e sabão.
Veja mais: Como guardar dinheiro? R$ 1378 ou mais em 1 ano com poupança 52 semanas
Babosa (Aloe Vera) – trata a região para cicatrizar mais rápido
Estudos mostram evidências de que aloe vera é eficaz na cura de queimaduras de primeiro a segundo grau.
O gel dessa planta que fica dentro da folha de aloe é um excelente cicatrizante e anti-inflamatório, pois é capaz de acelerar a reparação do tecido danificado.
Esse gel fresco mostrou eficácia comparável à sulfadiazina de prata em queimaduras de primeiro e segundo grau.
Se você tem uma planta de aloe vera em casa (tem que ser babosa, não qualquer planta que se pareça com ela), basta você cortar um pedaço de folha e remover a parte externa.
Lave o gel para eliminar o líquido amarelado que é tóxico, antes de usar. Por fim, passe esse gel sobre a região queimada.
Se você não tem certeza do tipo de babosa que tem em casa, pode usar produtos que contém aloe vera e já vêm prontos vendidos nas farmácias.
Além desse texto sobre remédio caseiro para queimadura talvez você se interesse por Qual o melhor cartão de milhas?
Mel – previne infecção e melhorar a recuperação
O mel natural é um remédio caseiro para queimadura leve, porque é anti-inflamatório, antibacteriano e antifúngico, conforme comprovaram pesquisas.
Basta aplicar uma camada de mel diretamente na área afetada.
Descubra mais: Sorvete caseiro com 3 ingredientes: morango, uva, abacate, coco ou banana
Curativo – protege a contra infecções
Queimadura de primeiro grau não precisa cobrir. No entanto, em caso de segundo grau deve-se enfaixar com cuidado. Isso pode impedir as bactérias de acessarem a região e gerar um problema maior como infecção.
Além de remédio caseiro para queimadura leia mais 10 lições de vida que você deve aprender para viver bem
Protetor solar – evita cicatriz
Na queimadura de primeiro grau, caso você vá se expor ao Sol melhor aplicar o protetor solar .
No caso de segundo grau, a partir de 3 dias mais ou menos a ferida deverá estar mais “enxuta” começando a formar uma crosta, necessitando menos de curativo, porém precisando de proteção solar.
Dependendo do tamanho da lesão ou da área o, será suficiente para sua pele se recuperar em mais ou menos 2 semanas. Por fim, se acha que essas dicas podem ajudar um amigo, compartilhe.