Fatura do cartão de crédito não chegou

Descubra o que fazer quando a fatura do cartão de crédito não chega. Geralmente, o boleto é enviado pelo correio, embora já várias empresas hoje em dia ofereçam a entrega por e-mail. Independente, da forma de envio contratempo acontecem e você não recebe a conta.

fatura do cartão não chegou
Foto:Lucy Joy/Unsplash

Motivos para você não receber a fatura do cartão de crédito


Tanto o encaminhamento pelo correio como pelo e-mail está sujeito a situações complexas e quando o boleto não é entregue considere diferentes razoes.

Pelo correio:
  • Endereço cadastrado na administradora do cartão está errado
  • Boleto mal colocado ou pegado por terceiros na Caixa do correio
  • Extravio no correio
E-mail:
  • Endereço cadastrado na administradora do cartão está errado

É necessário pagar a fatura que não chega?


Sim, mesmo que você não receba o boleto existem outras formas de pagamentos que o consumidor pode usar para manter os pagamentos em dia.

Se devido à falta de recebimento o cliente esquecer e passar do vencimento também terá que pagar juros como foi dito Juros do cartão de crédito – Dicas para pagar menos.

Da mesma forma que temos que avisar a companhia de luz ou água quando a conta não chega com o cartão de crédito é da mesma forma. O cliente sabe o vencimento, porque é ele que escolhe a data.


Portanto, se você não receber o boleto é importante que você procure pagar por outros meios. Mesmo que você acione o PROCON, a orientação será a mesma de pagar para não parecer que está agindo de má-fé.

Fatura do cartão de crédito nunca chega


Se acontecer todos os meses da fatura do cartão de crédito não ser entregue, observe as outras correspondências se tem mais alguma coisa que não recebe, pode ser uma questão com os correios.

Para esse caso verifique com a administradora a possibilidade de recebimento por e-mail ou se programe para sempre pegar outras formas de pagamento com a administradora.

Se você não recebe a conta do cartão, mas todas as outras correspondências estão sendo entregues normalmente:
  1. Entre em contato com administradora (pelo telefone no verso do cartão) confirme o endereço que eles têm cadastrado;
  2. Estando certo o endereço faça a reclamação no SAC;
  3. Persistindo o problema contate a Ouvidoria;
  4. Se mesmo assim a questão não se resolver cancele o cartão ou procure o PROCON do seu estado.

Como pagar a fatura do cartão de crédito não entregue


A primeira coisa a fazer é ligar nos números que estão no verso do seu cartão de crédito para saber quais meios de pagamento alternativo a empresa têm que podem ser:

Pagamento com código de barras: o atendente informa o número por telefone ou envia para seu celular. Com a numeração o pagamento pode ser realizado através de uma conta bancária por telefone, Internet ou caixa eletrônico.


Envio de uma 2ª via por e-mail: você informa um endereço de e-mail válido e ao receber imprime para pagar em lotéricas ou por conta bancária.

Importante, ficar atento a essa opção, pois ao cadastrar o e-mail para envio da fatura pode ser que a administradora coloque para todos os meses o boleto ser enviado dessa forma.

Deixe claro para o atendente que você só quer que seja por e-mail, porque não recebeu a fatura, mas que normalmente prefere que seja entregue pelos correios.

Descubra mais: 21 fatos verdadeiros que parecem grandes mentiras

Se o atendente informar que não tem como ser assim, faça o cadastro e depois que receber a fatura ligue de volta para a Central de Atendimento e cancele o envio por e-mail, colocando o boleto novamente para ir pelo correio.

Impressão de segunda via pela Internet/aplicativo: no geral, as administradoras tem o serviço da 2ª fatura do cartão de crédito, disponível no site oficial ou por aplicativo junto com outras informações.

Se achar que este texto da fatura do cartão de crédito que não chegou pode ajudar a um amigo, compartilhe.