Cartão de crédito não aprovado:10 razões para isso acontecer

Entenda aqui, porque um cartão de crédito é negado e os meios para ter mais chances de aprovar

Existem diversos motivos para uma empresa negar um cartão. Se você tentou fazer um cartão de crédito e o atendente apenas disse que por "requisitos internos da empresa não havia sido aprovado" e você está com a pulga atrás da orelha, aqui, você descobre o segredo e também como aumentar as chances de aprovação. Veja:
1. Como funciona a análise de um cartão de crédito?
2. Conheça 10 razões pelas quais um cartão de crédito é negado
3. Maneiras de aumentar as chances de aprovação


cartão de crédito negado
Pixabay/Reprodução

1. Como funciona a análise de um cartão de crédito?


Para começa é importante lembrar a razão pela qual as administradoras de cartão de crédito não dão um cartão para todo mundo: o medo do calote.

Por mais honesto que você seja, as empresas que administram cartões de crédito sabem que você pode deixar de paga em diversas situações e reuniram em documento todos esses principais motivos pelas quais as pessoas acabam se endividando.

A análise é feita comparando seus aspectos com esse documento que é chamado de credit score. Há uma pontuação para cada item e que indica a possibilidade de uma pessoa não pagar se for concedido um cartão.

Todo mundo começa com 100 pontos, ou seja, sem nenhum risco e a cada situação que corresponde vai perdendo pontos e a pontuação for menor do que cerca de 80% ou 70% geralmente, não recebe o cartão.

2. Conheça 10 razões pelas quais um cartão de crédito é negado


Os elementos da análise do credit score variam conforme o banco. Vários desses itens que podem influenciar na aprovação de um cartão você conhece, logo na sequência.

Restrição no nome atual


Estar com o nome no SPC ou Serasa zera a pontuação, as administradoras sabem por estatísticas que se uma pessoa não paga uma companhia pode fazer o mesmo com a empresa.

Restrição no nome Recente


Ter retirado o nome SPC e Serasa a menos de 1 ano também zera seu score. Esses estudos demonstraram que quem passa por dificuldades financeiras, muitas vezes levam algum tempo para se organizar.

"Algumas” administradoras têm como saber se um nome esteve em restrição recentemente. Assim, devido a estudos indicarem que dentro de aproximadamente 1 ano a pessoa pode ter o nome restrito de novo, o cartão não é aprovado.

Idade

 

Quem só ganhou mesada ou o dinheiro para o lanche da escola na vida, quando ganha um salário mínimo muitas vezes tem a sensação que ficou rico. É isso que acontece frequentemente...

Veja também:
Conheça os segredos de quem emagrece e se mantém em forma
Cartão de crédito sem anuidade existe?
Crise de casal ou fim do relacionamento: Dicas de terapeutas para diferenciar
Todos títulos no blog Dado Puro

Então, mesmo que um indivíduo tenha um bom salário perde alguns pontos pelo medo que se tem dessa pessoa jovem não fazer controle financeiro.

Trabalho

 

Quando uma empresa precisa demitir funcionários os que têm menos tempo de casa são os primeiros a serem considerados e muita gente não se prepara para uma possível demissão. Então, pouco tempo de empresa influência muito nos pontos da análise do seu perfil.

Outra questão é o trabalho autônomo. Quem atua na área sabe cada como é: tem mês que tem cliente que nem torcida de futebol em final de campeonato e em outros meses fica igual o polo norte. Assim, é comum muitos profissionais autônomos se "enrolarem" com pagamentos.

Histórico financeiro

 

As administradoras fuçam tudo o que poderem para ver se você é bom pagador.
  • Se a conta de água, luz, gás ou telefone está no seu nome e você não atrasa.
  • Se você já teve ou têm outros cartões do mesmo banco que rege a administradora do cartão que você quer.
  • Se você tiver conta corrente nesse banco e ela estiver no vermelho ou conta poupança com muitas retiradas e pouco depósitos, isto pode ter um grande peso na sua aprovação do cartão.
  • Não encontrar nenhuma informação também faz o score abaixar, porque o normal é quem tem renda costumar gastar e pagar.

Rua onde mora

 

Dependendo, da administradora pode ser feita uma consulta aos dados dos seus vizinhos para verificar se as pessoas próximas a você tem restrição. Se tiver muita gente com nome nos órgãos de proteção ao crédito, você pode perder alguns pontos.

Isso acontece, porque se as pessoas do convívio têm restrições no nome, você sentiria mais desejo em regularizar o nome se todos tiverem o nome limpo e só o seu estiver comprometido. Fique tranquilo, no entanto, esse item não tira muita pontuação é coisa de 1 ponto.

Financiamentos

 

Embora não seja algo legal, algumas empresas podem saber se você tem um financiamento como de casa ou carro em outra instituição.

Se você tem ainda muitas parcelas para pagar, sua pontuação pode zerar, porque a administradora sabe que caso aconteça algum imprevisto, você vai escolher pagar sua casa ou carro ao invés do cartão...

Lista negra do banco

 

Processar alguma empresa muitas vezes faz o nome do indivíduo ir para na lista negra da companhia, independente de quem tenha a razão...

Outro caso é comprar em uma empresa do grupo, não conseguir pagar e esperar a divida caducar. Depois de 5 anos o nome saí do SPC e Serasa, mas para organizações relacionadas ao cartão de credito a pessoa continua devendo.

Nacionalidade


Estrangeiros muitas vezes não conseguem um cartão de crédito devido ser alta a probabilidade de eles retornarem ao país de origem. Além de haver poucas informações para avaliação em território nacional.

Documentos

 

Falta de documentos que comprovem o que está sendo informado ou documentação muito em mau estado comprometem a pontuação ou até zeram no caso de documentos pessoais.

3. Maneiras de aumentar as chances de aprovação


É importante lembrar que todas as considerações do credit score são para o bem de todos, afinal ninguém nesse mundo gosta de ter prejuízo ou de ficar devendo.

Se seu perfil não passa pela análise de crédito tem o lado positivo de diminuir as chances de sua situação financeira se complicar. Um cartão até pode evitar que você passe necessidades por um tempo, mas em caso de endividamento, faz com que o período para você resolver sua situação seja maior.

Lendo as informações anteriores, você já deve supor que para aumentar a chance de aprovação do cartão de credito é eliminando o risco.
  • Se tiver com o nome negativado, negocie nem que seja aos poucos, documentação em mau estado tire outra.
  • Sempre leve algum documento para comprovar que no mínimo nos 3 últimos meses você ganhou determinado valor. Alguns desses documentos podem ser:
  • Carnê do INSS
  • Declaração do imposto de renda fatura de outros cartões de crédito, extrato de conta corrente de qualquer banco que você tem.
  • Extrato da conta poupança
  • Carnê recente com no pelo menos 5 parcelas pagas em dia
  • Se for aposentado ou pensionista, o contracheque ou extrato bancário do benefício.
  • Se seu risco for financiamento, idade, emprego e até a lista negra é com o tempo... Colocando o que for possível no próprio nome, sempre pagando em dia.
E aí gostou do post e acha que ele pode esclarecer mais alguém, então compartilhe.